Dieta da água

por Giovanna em abril 2, 2012

A teoria por trás da dieta da água é que quando a água fria é ingerida, o corpo queima calorias para aquecer a água até uma temperatura corporal de 37º C. Assim, beber 8 copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias. Isso acontece porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de aproximadamente 5º C para 37º C, que é a temperatura corporal interna.

Quanto mais fria a água, mais o corpo trabalha para aquecê-la. Portanto, mais calorias serão queimadas se você beber uma água bastante fria. Além disso, beber água entre ou com as refeições dá uma sensação de saciedade, fazendo você comer menos. Uma vez que os rins precisam trabalhar para eliminar a água, também é dito que a dieta da água faz com que toxinas sejam liberadas do corpo.

Como a dieta funciona

Na dieta da água, o dietista deve beber 2 litros de água fria, em oito porções ao longo do dia, com ou sem as refeições, além da ingestão normal de líquidos diários. A água pode ser água da torneira, água engarrafada ou qualquer outro tipo de água que seja segura para o consumo. A dieta da água desencoraja mastigar cubos de gelo para compensar a ingestão de água. Esta dieta não altera os tipos de alimentos que a pessoa consome, nem limita o tamanho de porções.

Prós e contras da dieta

As vantagens da dieta da água é que é gratuita – qualquer pessoa com acesso a água potável pode experimentá-la. A desvantagem é que a pessoa se deparará indo ao banheiro com bastante frequência.

Enquanto alguns especialistas sustentam a idéia de que beber água antes de uma refeição pode ajudar a cortar calorias, a dieta da água não aborda os componentes necessários para uma dieta, tais como limitar a ingestão total de calorias diárias e incorpar exercício diários na rotina. Assim, a dieta da água não é realmente uma dieta – ela simplesmente encoraja as pessoas a beberem a quantidade de água que elas deveriam beber de qualquer maneira.

Troque suas bebidas

A água é livre de calorias e não contém carboidrato, açúcar ou gordura. Mudar de bebidas contendo calorias, para simplesmente água, reduz automaticamente a quantidade de calorias que você consome, ajudando a perder peso, mesmo se os hábitos de dieta permanecem inalterados. Se você está acostumado a beber refrigerantes, chás adoçados ou sucos de frutas durante todo o dia, comece trocando estes por um copo de água.

Esta simples troca pode poupar 150 calorias por dia. Uma vez que você se acostumou, de o próximo passo e troque outra bebida também por água. Deixar de beber 2 latas de refrigerante por dia, lhe poupa 300 calorias diárias, o suficiente para perder 15 quilos em um ano.

Coma água

Você pode não pensar em comida como contendo líquido, mas alguns alimentos contêm uma elevada percentagem de água em seu peso. Frutas e legumes são naturalmente ricos em água, o que os torna saciantes e com poucas calorias. Como um benefício adicional, frutas e vegetais frescos são ricos em nutrientes valiosos – incluindo vitaminas, minerais e fibras – os quais contribuem para uma ótima saúde.

Para perder de peso, escolha frutas e vegetais frescos ao invés de secos, que são altamente calóricos. Tenha uma maçã fresca ou uma fatia de melancia para o lanche, e desfrute de uma grande salada com as refeições, para ajudar a colher os benefícios desta “água escondida”.

Vá de sopa

A sopa é um outro alimento com uma alta proporção de água, tornando-a útil para a perda de peso. Se você gosta de fazer sopas caseiras, tente receitas a base de caldos. Um truque útil é lembrar que as sopas que têm menos calorias têm bastante água que se pode ver através dela, como canja de galinha ou minestrone. Sopas cremosas ou grossas, muitas vezes são ricas em gorduras e calorias.

Se você comprar sopa enlatada no supermercado, acrescente um pouco de água extra para ajudar a diluir o sódio e proporcionar mais saciedade, com a mesma quantidade de calorias. Você pode até mesmo não notar a diferença no gosto.

Você pode usar água pura no lugar de outros ingredientes para fazer receitas menos calóricas. Em vez de fazer chocolate quente com leite, tente adicionar metade de leite e metade de água. Você também pode usar o mesmo truque com farinha de aveia ou outros cereais cozidos. A adição de água ao invés de leite integral vai lhe poupar 150 calorias por cada copo.

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