Dieta chinesa

por Giovanna em março 30, 2012

A tradicional dieta chinesa e a maneira chinesa de comer é a razão pela qual, apesar de uma população de 1,3 bilhão, a China não tem problema de obesidade grave. Tradicionalmente, os chineses comem o que é chamado de uma dieta branda, consistindo principalmente de legumes cozidos, arroz, macarrão, frutas e quantidades relativamente pequenas de carne.

Ao contrário do método occidental, típico de basear as refeições principais na carne, na China, a forma tradicional é refeições básicas de vegetais e arroz ou macarrão, acompanhado de pequenas quantidades de carne. Gengibre, alho e pimenta não são usados apenas para realçar o sabor, mas também como auxiliares digestivos importantes.

A medicina tradicional chinesa tem mais de 5.000 anos e é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde. Ela é baseada no equilíbrio entre o calor e o frio, regidos por duas forças, yin e yang. Acredita-se que quando o estômago está frio, não digerem bem, absorve gases e maus alimentos, causando, entre outras coisas, o desejo de doces.

Quando o estômago está quente, tem boa atividade e gera saciedade. A água quente têm a propriedade de promover a digestão e a absorção dos alimentos, reduzindo a fome. O ideal é tomar em jejum e antes das refeições. O chá verde oferece os mesmos benefícios e deve ser tomado antes das refeições. Veja abaixo alguns ensino da medicina chinesa para maximizar a perda de peso:

Varie cores e sabores

Cada cor e sabor tonifica um órgão. O sabor amargo e a cor vermelha, por exemplo, tonifica o coração. Alimentos de cor escura e sabor salgado nutrem os rins.

Com um olho no termômetro

O corpo usa a água em dias quentes. Escolha alimentos refrescantes como frutas, cenoura e batata. Em dias frios, o corpo precisa de calor. Escolha carne, tomate e pimenta.

Pausa para comer

A refeição deve ser um momento agradável. Idealmente, deve haver silêncio e tranquilidade durante a mastigação. Dica: sempre solte os talheres ao trazer o alimento à boca.

Doce para a digestão

O sabor doce de alimentos favorece o estômago. Opções: cenoura, abóbora, alho, batata-doce, berinjela, feijão e espinafre.

Café da manhã rico

A melhor refeição deve ser o café da manhã para a energia circular através do corpo e passar através do estômago as 9h. A partir desse momento, ele está pronto para receber a comida.

Invista em cozidos

Segundo a medicina tradicional chinesa, os alimentos crus são muito frios e difíceis de digerir. O ideal é comer alimentos cozidos.

CARDÁPIO DA DIETA CHINESA

Você pode aumentar ou diminuir as quantidades de comida, mas não pule nenhuma das refeições. Esta dieta tem um tipo especial de efeito no seu corpo, o que vai fazer você perder peso além de você sentir bem-estar. Siga este menu por uma semana. Se você quiser, pode adicionar grapefruit ou laranja após as refeições do almoço e jantar.

Se você sentir fome mais tarde na noite, você pode beber uma xícara de chá de ervas ou um copo de leite. Comer uma laranja ou grapefruit é ainda permitido no lugar de uma ceia ou um lanche no meio da manhã. Certifique-se de adicionar limão nos alimentos.

O limão é um grande redutor de gordura, usando-o em sua comida irá melhorar o sabor dos alimentos e, também, queimar gordura mais rapidamente. Tente beber o chá verde quente, isso vai desintoxicar seu sistema e a livrar-se das impurezas em seu corpo.

Em jejum (todos os dias)

  • 1 copo de água morna

Café da manhã

  • 1 fatia de pão integral com manteiga ou requeijão light
  • 1 copo de café ou chá verde sem açúcar
  • 1 copo (50 ml) de iogurte desnatado com granola

Lanche da manhã

  • 1 xícara de chá verde com limão espremido
  • 1 fruta ou batida de iogurte: pode ser preparado com iogurte desnatado e uma porção de fruta. Evite mangas e bananas.

Almoço

  • 1 colher (sopa) de feijão-preto
  • 2 colheres (sopa) de arroz integral
  • 1 carne grelhada pequena
  • 2 tipos de legumes cozidos
  • 1 prato (sobremesa) de salada de folhas. Pode ser alface, rúcula, almeirão ou chicória
  • 1 xícara de chá verde com limão espremido após a refeição

Lanche da tarde

  • 1 barra de cereal ou 1 fruta
  • 1 xícara de chá verde

Jantar

  • 1 laranja ou 1 salada com brócolis cozido ou 1 sopa light ou 1 prato com salada à vontade e 1 peito de frango grelhado (de preferência sem sal ou óleo)

Ceia

  • 1 xícara de chá verde

{ 1 comentário… Leia abaixo ou adicione um }

Filomena maio 1, 2013 às 10:21 am

esta dieta é suficiente para bachar 60kg?

Responder

Deixe um comentário

Post anterior:

Próximo post: