Como perder peso dos 30 anos para cima

por Giovanna em julho 16, 2011

Eu sou provavelmente uma das poucas pessoas de sorte que come muito e não ganha peso. Tenho 24 anos, mãe de um filho, e peso 55 kg. Eu engordei quando fiquei grávida, mas perdi o peso facilmente depois de alguns meses de dar à luz. Minha mãe me disse que era assim como eu quando tinha a minha idade, e que ela começou a ganhar peso quando chegou aos 30. Eu fiquei assustada, pois além do fato de que você não pode usar tudo o que você quer quando é gorda, sua saúde também fica em risco. Se o depoimento acima soa familiar a você, então relaxe, pegue um copo de água e aprenda como perder peso para as pessoas em seus 30 anos e acima.

É verdade que o metabolismo fica mais lento conforme as pessoas ficam mais velhas. Isso ocorre porque o processo de envelhecimento duplica a proporção do corpo da pessoa, que é composto de gordura, e diminui a massa muscular. Já que a gordura queima menos calorias em comparação aos músculos, o metabolismo fica mais lento fazendo com que mais calorias sejam armazenadas no corpo como depósitos de gordura. Embora seja fisiologicamente normal ganhar peso a partir dos 30, você ainda pode fazer algo em relação a isso. Se você se comprometer consigo mesmo: “Eu quero perder peso”, então, existem maneiras de reverter a situação.

Tenha uma vida ativa

Estudos mostram que as pessoas tendem a viver uma vida sedentária à medida que envelhecem. Embora você possa sentir algumas dores aqui e ali, elas não devem impedi-lo de colocar seus músculos para trabalhar. Sair para a academia pode ajudar muito na manutenção de um corpo esbelto e saudável, apesar da idade. Se você acha que malhar é chato e cansativo, é uma boa idéia chamar um amigo para ir junto, ou se inscrever em aulas especiais que lhe interessam. Os homens geralmente preferem o boxe, artes marciais misturadas, e esportes, enquanto as mulheres gostam de dança, yoga e aeróbica. É importante participar de atividades que não são apenas boas para queimar calorias, mas que também irão permitir que você se divirta um pouco.

Menor consumo de calorias

O corpo necessita de calorias dos alimentos para ter energia como precisa de ar para ter oxigênio. Conforme uma pessoa envelhece, seu corpo precisa de menos calorias por causa da diminuição da massa muscular e diminuição do nível de atividade. Isso significa que, se você continuar comendo a mesma quantidade de calorias, você vai definitivamente ganhar peso, porque seu corpo terá uma exigência de calorias menor para sua idade. Por exemplo, uma mulher normal com 20 anos de idade precisa de 2.205 calorias / dia, quando ela chega aos 25, a exigência de calorias diminui para 2168 calorias / dia, e quando ela chegar aos 30, só precisará de 2.095 calorias / dia, e isso vai diminuir continuamente conforme a pessoa fica mais velha. Em cada 3.500 calorias em excesso que ingere, você está adicionando um quilo ao seu peso. Diminuir a ingestão de calorias para uma quantia que é suficiente para o quanto seu corpo precisa irá ajudar na gestão de peso quando você chegar aos 30 anos e daí para frente.

Tenha um sono adequado e de qualidade

Dormir e perder peso não são verbos comumente vistos na mesma frase, mas você sabia que o sono pode realmente contribuir para a perda e ganho de peso? Isso é por causa dos hormônios leptina e grelina. A leptina é o hormônio do apetite, que é produzida pelo tecido adiposo branco, e em seguida viaja para o cérebro através do sangue e conta aos receptores no hipotálamo, o centro da saciedade do cérebro, que seu corpo está cheio, assim você não sente fome. A grelina, por outro lado é o oposto da leptina. É o hormônio estimulante do apetite. É produzido pelas células do estômago e do pâncreas e também viaja para o cérebro através da corrente sanguínea, e diz ao hipotálamo que você corpo precisa de alimento, fazendo assim com que você sinta fome.

Fisiologicamente, a falta de sono diminui o nível de leptina no corpo, assim você não se sentirá satisfeito com o que comeu, fazendo com que coma mais. Além disso, não dormir direito aumenta o seu nível de grelina, causando o envio de mensagens de fome a seu cérebro, fazendo com que você coma.

Algumas mudanças físicas causadas pelo envelhecimento, como o enrugamento da pele e o crescimento do cabelo grisalho são inevitáveis, porém o ganho de peso dos 30 anos para cima é algo que qualquer um pode gerenciar. Perder peso pode ser mais difícil quando se fica mais velho, mas se você trabalhar duro na gestão de suas calorias, não será impossível. Inspire-se por Dwayne “The Rock” Johnson, que tem 38 anos, Ashton Kutcher, que tem 32, Penelope Cruz, que tem 36, e a sexy Angelina Jolie, que tem 35 anos de idade.

{ 1 comentário… Leia abaixo ou adicione um }

meire janeiro 10, 2013 às 5:38 pm

como deve ser uma dieta diária saudável ?

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