5 Formas de Perder 1 Quilo de Gordura

por Giovanna em agosto 8, 2011

Para perder um quilo de gordura você precisa levar em conta uma série de fatores. Primeiro você precisa entender o papel da gordura no corpo, o que é preciso para perder gordura e por que a gordura é a causa número um de uma série de doenças. Há muitas maneiras de fazer isso e neste artigo vamos discutir as cinco maneiras mais eficazes para perder um quilo de gordura.

O QUE É GORDURA?
Gordura é energia não utilizada armazenada no corpo. Esta é uma explicação muito simples para gordura, mas é o suficiente para entendermos que a gordura é o resultado de excesso de energia (calorias) consumida através dos alimentos que não é queimado pelo corpo e como resultado fica acumulada nos músculos e órgãos. Quando consumimos alimentos, nosso corpo os processa e leva a energia necessária para desempenhar suas funções normais, bem como nos dar energia para lidar com nossas atividades físicas. Quando as calorias que consumimos através dos alimentos são muitas e não utilizadas pelo corpo como energia, elas são armazenadas nas reservas de gordura.
A gordura não é necessariamente ruim, pelo contrário, é vital para o funcionamento normal do corpo, já que é usada para a criação de células, para a produção de hormônios e para manter a temperatura do corpo em níveis normais. O que não é necessário é o excesso de gordura, que é a causa de uma série de doenças cardiovasculares e a principal causa da obesidade.
COMO PERDER GORDURA?  Como perder um quilo
Em termos matemáticos um quilo de gordura é de cerca de 3500 calorias. Em outras palavras, quando você consome mais calorias do que seu corpo queima e este número está acima de 3500, você ganha um quilo. Por outro lado, quando você consome 3500 calorias a mais do que você gasta, você perde um quilo. É um cálculo simples e para perder um quilo de gordura você precisa garantir que o número de calorias queimadas está constantemente maior do que o que você consome. Por exemplo, se você consegue criar um déficit de 500 calorias por dia, em uma semana você vai perder um quilo. Se sua meta é perder 10 quilos em dois meses, então você precisa queimar 580 calorias a mais por dia (10 quilos x 3500 calorias = 35000 / 60 dias). Tenha em mente que o número mínimo de calorias que seu corpo precisa por dia é de cerca de 1800-2000, por isso não é recomendável ir além desse número. (ver também “calorias para perder peso”). Aqui estão cinco das melhores maneiras de perder um quilo de gordura.

1. EVITAR ALIMENTOS GORDUROSOS
Como a nossa única fonte de energia são os alimentos e bebidas que consumimos, minimizando as calorias que comemos e bebemos, aumentamos nossas chances de perder peso e gordura. Então, tente evitar alimentos gordurosos, alimentos processados ou alimentos que contêm açúcares e substâncias artificiais. Em vez disso, prefira alimentos sem, gordura, refrigerantes sem açúcar e muitas frutas em vez de salgadinhos e doces. Leia atentamente o rótulo de cada alimento que você consome e tenha certeza que ele é pobre em gorduras, calorias e açúcares. Alimentos orgânicos e naturais são, por sua natureza, mais saudáveis e têm menos calorias e gordura do que alimentos não-orgânicos.

2. PREFIRA ALIMENTOS QUE QUEIMEM GORDURA
Embora não existam ‘alimentos que queimam gordura’, você pode dar preferência a alimentos que são amigáveis à ela. Por exemplo, leite desnatado e laticínios com pouca gordura, amêndoas, peixe, aveia, grãos integrais, carne magra e chá verde são alimentos que têm valor mínimo de gorduras e são recomendados para uma dieta saudável. Alguns destes podem até mesmo ajudá-lo a queimar mais calorias por comê-los do que as próprias calorias que contêm, e normalmente são chamados de ‘alimentos de calorias negativas’.
3. FIBRAS, FRUTAS E VEGETAIS
Frutas e verduras são cheios de fibras, vitaminas e minerais; A fibra tem a característica especial de te manter satisfeito por períodos mais longos e também é jogada fora pelo corpo, sem ser acrescentada às reservas de gordura. Esta é a razão que todas as dietas e programas de perda de peso sugerem que você coma 5-6 porções de frutas diariamente. Com frutas, você mantém seu estômago cheio e longe de outros alimentos gordurosos.

4. EXERCÍCIOS CARDIOVASCULARES E QUE QUEIMAM GORDURA
Fazer dieta é a melhor maneira de proteger seu corpo de consumir gordura, mas a melhor maneira de perder a gordura corporal acumulada é através de exercícios. Exercício é a única maneira de acelerar o processo de queima de gorduras e de queimar mais calorias. Nem todos são iguais quando se trata de perda de gordura, já que exercícios que aceleram a taxa de batimentos cardíacos geram melhores resultados. A forma mais comum são os exercícios cardiovasculares (caminhada, corrida, aeróbica, ciclismo, natação, ténis, squash, escalada, etc.). Para resultados ainda melhores você pode combine-los com exercícios de treinamento de força. Lembre-se que seu objetivo é aumentar o seu processo de queima de gordura, de modo que o necessário são menos, porém mais intensas repetições de exercícios (com um intervalo mínimo) e não repetições longas com longas pausas. Seu objetivo é forçar seus limites para que o corpo utilize as reservas de gordura para obter energia. Esta ação é necessária para realmente perder mais calorias e para transformar a gordura do corpo. Se exercitar não só faz você pesar menos, mas também ter uma aparência melhor.
5. CONSISTÊNCIA É A CHAVE PARA PERDA DE GORDURA
Mencionamos anteriormente que, para perder gordura que você precisa constantemente gerar um déficit calórico entre a quantidade de calorias consumidas e a quantidade de calorias queimadas (lembre-se 1 kg = 3500 calorias). A chave para o sucesso a longo prazo é não fazer isso apenas uma vez ou alguns dias por semana, mas constantemente, para manter o número de calorias queimadas maior do que o de calorias consumidas. Então, você precisa criar uma dieta e um plano de exercícios e manter-se nesse plano por algum tempo (pelo menos alguns meses). Faça questão de se exercitar 4-5 vezes por semana, durante pelo menos 45 minutos por sessão.Combine seus exercícios cardiovasculares com musculação e exercícios de treinamento de força, e assegure-se de seguir uma dieta saudável e equilibrada com um consumo moderado de gorduras e carboidratos. Se você fizer isso de forma consistente por algumas semanas, você vai notar resultados, tanto em seu peso quanto na sua aparência.

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Ângela fevereiro 8, 2013 às 1:56 am

Já li em muitos lugares que é preciso queimar 7.700 calorias para perder 1 kg. Aqui afirmam que é preciso queimar ou consumir apenas 3.500. Como assim???? Poderiam me explicar?
Grata.

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luiz novembro 26, 2013 às 2:02 pm

Que eu saiba,para se queimar 1kg de gordura é necessário se gastar 8000 valorizar não somente 3500. Me explica isto.

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